• João Ventura

Viagens desenhadas

Atualizado: Jan 9

Na página A Vida Breve deste site, vou partilhando fotos das minhas viagens. Um retrato na Praça Bolívar, em Bogotá, outra na Calle del Embudo, na Candelária, Bogotá, seguida de outra numa chicheria na mesma calle, uma vista sobre a favela de Santo Domingo, em Medellin, capturada desde o Metrocable, um delicioso jantar a dois na Cocina de Pepina, no bairro Getsenami, em Cartagena das Índias, um passeio numa precária embarcação através do mangal da Ciénaga de la Virgen, em Medellin, um encontro imaginário com Jorge Luis Borges em Buenos Aires, e outro com Mario Benedetti num café de Montevideu, atracções turísticas capturadas desde diferentes perspectivas… Mas o que não se encontra na Vida Breve são desenhos, sketches desses lugares aonde fui para Fora Daqui, devido a minha falta de jeito para a arte de capturar lugares desenhando num caderno de viagens.


Para minha inveja, mas também gosto, The Traveler Art mostra agora essa maneira diferente de recordar os lugares viajados, através de uma plataforma de arte impressa que recupera os gloriosos anos do grafismo inspirado nas viagens da primeira metade do século passado, e outras feitas mais recentemente.


Aproveitando o tempo de confinamento e de teletrabalho, um grupo de profissionais do desenho gráfico e da comunicação audiovisual, todos eles viajantes criaram e lançaram forma uma plataforma com o propósito de acolher sketches, pintura, ilustração, cartazes de mapas escolhidos com paixão de lugares vistos e de momentos vividos em viagens.


Para facilitar a pesquisa das ilustrações viageiras, a plataforma web incorpora um mapa que referencia as obras disponíveis através de geo-referenciação… Por agora, a Europa é o território mais fortemente desenhado, mas progressivamente o projecto estender-se-á a outras longitudes. Entretanto, Madrid, Barcelona, Berlim, Lisboa, Porto, Roma, Nova Iorque, Chicago, Bogotá, Montevideu, Havana, Quioto… são alguns dos lugares pintados para quem quiser viajar sem sair de casa nestes tempos de pandemia em que as viagens são desaconselhadas.


Saltem, então, para Fora daqui para The Traveler Art, mas, depois, não se esqueçam de regressar de quando em vez até ao meu sítio nómada como viajantes sedentários aspirando ao nomadismo.


A Rua Nova da Alfândega, frente ao Douro, Porto, vista pelo ilustrador Lapin | The Traveller Art.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo